Quais são os nutrientes essenciais para a sua saúde?


Conheça os nutrientes que são essenciais ao nosso organismo e em quais alimentos encontrá-los!


Alimentar-se apenas saudavelmente e fugir de gordura e carboidratos não é totalmente recomendável, é preciso ter uma dieta balanceada com todos os nutrientes necessários para o funcionamento correto do organismo. Alguns se destacam, como: proteínas, carboidratos, água, minerais, gordura e vitaminas.

Alguns nutrientes o nosso próprio corpo consegue produzir, porém há aquele que o corpo não consegue e é necessário ingeri-los. Vamos falar um pouco sobre cada nutriente e onde encontrá-los.


PROTEÍNA

É super importante para o corpo! Ela fornece material para a construção e manutenção de órgãos e tecidos, fonte de energia e as fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele dependem dela.

Em média, 1g/dia por cada quilo de peso é a ingestão recomendada, nesse caso, se você pesa 80kg deve comer 80g.


Fontes alimentares: Ovos, leite e derivados, carnes, feijões, legumes, nozes, sementes, grãos, entre outros.


CARBOIDRATOS

São os maiores responsáveis pelo o funcionamento do seu corpo. Após serem ingeridos, liberam glicose, que são fontes de energia celular e que cuidam da manutenção necessária do organismo. A quantidade pode variar de acordo com as condições e características de cada pessoa, porém é recomendável para um adulto o consumo de 180 a 330 g/dia.


Fontes alimentares: pães, batatas e tubérculos, arroz, cereais, milho, mel, massas, bolo, entre outros.


ÁGUA

É indispensável para a nossa sobrevivência, nosso corpo é formado por 80% de água! Precisamos de, no mínimo, consumir dois litros por dia para dissolver as substâncias ingeridas, para o transporte celular e reações bioquímicas e para repor toda a perda dela.


Fontes alimentares: Água, chá, suco, frutas, hortaliças, entre outros.


MINERAIS

Existem cerca de 18 minerais que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. O nosso corpo não os produz, devem ser ingeridos e são necessários pelo equilíbrio e manutenção das funções corporais básicas.


Fontes alimentares: Água, leite e seus derivados, vegetais de folhas verdes, feijão, carnes, aveia, castanhas, entre outros.


GORDURA (lipídios)

Muitos a evitam por achar que são prejudiciais, porém são responsáveis por protegerem os órgãos de choque, manter a temperatura corporal, transportar as vitaminas A, D, E e K, ajudam a evitar a desidratação e propiciam saciedade.


Fontes alimentares: Manteiga, azeite, óleos vegetais, oleoginosas, entre outros.


VITAMINAS

Não são produzidas pelo nosso organismo, devem ser ingeridas e são fontes de saúde. As solúveis em água devem se repostas diariamente, pois o corpo não as armazena, como a C e complexo B. As que são solúveis em gordura são armazenadas no fígado, sendo elas A, D, E e K.


Fontes alimentares: frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos, cereais, entre outros.


A quantidade ideal depende da idade, estrutura física, da prática de esporte, entre outros fatores. Sugerimos que procure um profissional.

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